No filme, somos apresentados à Claireece, uma jovem de 16 anos que sofre diversos abusos familiares. O longa traz educação como uma ferramenta para superar a opressão, ao mostrar a jovem em uma busca pela mudança de vida através dos estudos.
O filme apresenta a história de um professor que, ao aplicar um experimento em sala de aula, acaba criando um movimento ditatorial entre seus alunos. A narrativa alerta para os perigos do fanatismo e da falta de senso crítico, além da importância do educador na formação de indivíduos conscientes.
Na obra, vemos a experiência de uma jovem professora com crianças de rua em um abrigo improvisado. O filme traz reflexões sobre preconceitos e medo ao passo em que a protagonista passa por grandes mudanças em sua vida.
Baseado num livro homônimo, o filme traz a história de um professor de francês em uma escola da periferia de Paris, enfrentando desafios ao ensinar alunos com problemas familiares, expostos à violência e tensões étnicas.
Baseado em fatos reais, conta a história de uma professora recém-formada que enfrenta o desafio de ensinar em uma escola com alunos envolvidos em conflitos de segregação racial e diversos problemas sociais.
Ambientado num colégio exclusivo e tradicional, o filme traz a história do professor John Keating, que utiliza métodos não convencionais para incentivar seus alunos a seguirem seus sonhos, superar a timidez e desenvolverem uma opinião própria.
Para assistir filmes educativos é preciso manter um olhar crítico e reflexivo, aproveitando suas histórias e narrativas como uma ferramenta de aprendizado e de influência para a vida.
Agora que você já anotou todas as dicas de filmes para maratonar, que tal começar um novo aprendizado no IFRN Campus Avançado Natal - Zona Leste?
Texto: Cibele Diniz
Projeto visual: Caroline Vitorino
Edição: Williany BSouza
Imagens: Freepik Animações: Adobe Stock Ilustrações: Adobe Stock