Campus Avançado Natal – Zona Leste recebe visita de equipe do MEC para avaliar mudança de tipologia

Caso aprovado pela Setec/MEC, o IFRN/ZL passará de Campus Avançado para Campus. A mudança prevê também um avanço na diversidade de cursos e programas ofertados.

Setec/Mec
A diretora de Desenvolvimento da Rede Federal, Carla Comerlato Jardim (Foto: Kelson Diniz)

A diretora de Desenvolvimento da Rede Federal, Carla Comerlato Jardim, esteve na tarde desta quinta-feira (22) no Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL). O órgão faz parte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O resultado deste encontro pode marcar o início de um passo muito importante para a instituição: a alteração de tipologia de Campus Avançado para Campus.

“Reconhecemos que há um pleito do Campus Avançado em se transformar em Campus. Com isso, terá uma estrutura maior, com mais cargos docentes e técnicos administrativos, além de uma gestão mais robusta. Aqui é o único campus da Rede Federal focado em educação a distância. Por isso, viemos conhecer de perto, conversar com as pessoas que vivenciam o dia a dia do campus e analisar de que maneira é possível se adequar à mudança de tipologia”, explicou Comerlato Jardim.

Visita completa ao Campus Avançado

  • Setec/Mec

A representante da Setec foi recebida pelo reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo, pela pró-reitora de Ensino, Anna Catharina da Costa, e pelo diretor-geral do campus, José Roberto Santos. Durante a visita, as instalações do IFRN/ZL foram apresentadas, e Comerlato teve a oportunidade de conhecer a história da instituição e as metas projetadas para os próximos anos.

A pró-reitora de Ensino explica que, a partir da visita técnica, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte encaminhará um ofício ao Ministério da Educação para que a alteração de tipologia aconteça o mais breve possível.

“A expectativa hoje é que a diretora esteja convencida sobre a importância dessa mudança. Sendo assim, a partir dessa reunião, nós começaremos a produção de um ofício, apresentando todos os argumentos necessários para conseguir essa alteração”, destacou Anna Catharina.

“Missão de oferecer educação pública de qualidade”  

Durante o encontro, Comerlato Jardim também visitou o prédio da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD) para conhecer a infraestrutura do campus voltada à produção de materiais didáticos.

Para o diretor da DEAD em exercício, professor João Moreno, receber a Setec foi “uma excelente oportunidade para demonstrar a expertise na gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) do IFRN, bem como na produção de material didático e videoaulas. Estes são pilares fundamentais para que o ensino na modalidade EaD cumpra sua missão de oferecer educação pública de qualidade”.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN é comprometido com a excelência na oferta de cursos EaD. “Nosso trabalho é especialmente voltado para cidadãos que, devido à distância dos grandes centros, à rotina de trabalho ou à falta de condições financeiras para deslocamentos diários, muitas vezes não têm a oportunidade de prosseguir com seus estudos”, complementou João Moreno.

Sobre a Setec/MEC

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por construir políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Essas políticas são desenvolvidas em regime de colaboração com os sistemas de ensino e agentes sociais parceiros.

A Setec/MEC também é responsável pela manutenção, supervisão e fortalecimento das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.