Estudantes e servidores do IFRN/ZL têm até 14/11 para participar de Autoavaliação Institucional
Desde o início do período, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está promovendo diversas atividades para explicar sobre a atividade.
18 de outubro de 2024O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) deu início nesta semana à Autoavaliação Institucional 2024, que permanecerá disponível até dia 14 de novembro. Esta iniciativa é realizada por meio de um questionário no sistema SUAP, com foco nas Políticas Acadêmicas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A autoavaliação é uma ferramenta essencial para que a comunidade acadêmica possa contribuir com sugestões e opiniões, ajudando a melhorar a gestão.
Desde o início do período, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está promovendo diversas atividades para mobilizar estudantes, professores, técnicos administrativos e a comunidade externa, garantindo ampla participação. Nesta quarta-feira (16) houve uma reunião didático-pedagógica para falar sobre a Autoavaliação Institucional, como também esclarecer dúvidas sobre o processo.
Essas ações também incluem campanhas de divulgação e orientações sobre a importância do processo avaliativo, que busca tornar o IFRN mais eficiente e alinhado às metas para o ano de 2024.
De acordo com a professora Emiliana Souza, presidente da CPA no Campus Natal-Zona Leste, o encontro foi um fortalecimento de partilha de saberes, além de integrar as políticas acadêmicas dentro do campus.
“O nosso foco é no fortalecimento da qualidade educacional dos cursos de educação a distância do campus Zona Leste e no fortalecimento dos indicadores dos objetivos estratégicos. Na reunião, realizamos uma contextualização sobre o papel e relevância da CPA, apresentação dos membros da comissão, bem como panorama de normativos e legislações, assim como orientações de como acessar e responder o questionário via SUAP”, comentou a professora.
A autoavaliação é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e os dados obtidos serão utilizados para definir melhorias e direcionar novos projetos institucionais. O engajamento de toda a comunidade é fundamental para que o IFRN possa avaliar seu desempenho de maneira abrangente e continuar melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.
“Convidamos toda a comunidade para participar e responder. Consideramos como um momento relevante para a construção de um IFRN-Zona Leste e educação a distância cada vez mais forte com a oferta de uma educação de qualidade socialmente referenciada. É um momento de também ouvirmos a comunidade e juntos contribuirmos para uma Instituição cada vez melhor para toda a comunidade”, convidou a presidente do CPA.
Para mais detalhes sobre a autoavaliação e como participar, baixe o manual de participação por aqui.
Sobre a CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL), instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) nos termos da Lei Nº 10.861/04, tem como atribuições a implementação e o desenvolvimento de processos de avaliação, e atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN.
Trata-se de um órgão autônomo e colegiado, formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e por representantes da sociedade civil organizada que acompanham e implementam atividades inerentes ao processo de autoavaliação. Abaixo, confira os membros e especificações designados pela Portaria Nº 163/2023-DG/ZL/RE/IFRN.