Quando ouvimos falar de ABNT pensamos logo na formatação de trabalhos para a faculdade, mas esse conjunto de normas engloba várias outras áreas. Quer saber mais? Passa para o lado
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão privado e sem fins-lucrativos, que define normas e regras técnicas para padronizar o comércio, a indústria e diversos outros setores no país.
Além disso, é uma das fundadoras da International Organization for Standardization, mais conhecida como ISO, entidade que detém normas com validade internacional!e algum texto.
Como regem a indústria, as normas da ABNT fazem o controle de qualidade e eficácia dos produtos produzidos e comercializados, independente do setor, influenciando até mesmo nas relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e outros países.
A ABNT também é responsável por elaborar as normas para padronização de produções de textos acadêmicos e científicos, facilitando a leitura e compreensão dos estudos desenvolvidos em todo o país.
Suas normas são adotadas amplamente pelas universidades brasileiras, sendo utilizadas tanto para publicações acadêmicas (TCC, dissertações e teses) como para artigos ou projetos científicos.
Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica/científica. As normas tratam desde os elementos pré-textuais de um estudo até as referências
Através dessa padronização é que pesquisadores, alunos e cientistas podem consultar e utilizar os trabalhos de forma ágil e sem dificuldades.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a importância da ABNT, que tal visitar o portal do IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste?
Texto: Cibele Diniz Projeto visual: Caroline Vitorino Edição: Williany BSouza Ilustrações: Rafa Duarte Animações: José Félix Vídeo: Adobe Stock